Um fundo branco com as palavras `` meu corpo sou eu '' escritas nele.

O PROJETO


O Meu Corpo Sou Eu nasceu da necessidade de criar um espaço onde a gordofobia fosse questionada e onde as experiências de pessoas gordas fossem acolhidas e validadas. 


Pensado a partir do podcast
Isso Não É Sobre Corpo, fundado pela jornalista e pesquisadora Néli Simioni em março de 2021, o projeto atua como plataforma de diálogo e conscientização sobre a ação da gordofobia como uma opressão que afeta toda a sociedade. 


Por meio de entrevistas e conversas abertas com especialistas, ativistas e pessoas que compartilham suas vivências a partir de seus corpos e corpas, os episódios do Isso não é sobre corpo abordam questões essenciais como autoestima, saúde, pertencimento e resistência, além da urgência de uma mudança cultural  em relação às corporalidades gordas


Além do podcast, o Meu Corpo Sou Eu produz campanhas educativas e publicações que têm como objetivo colaborar com o
letramento em torno da gordofobia, expondo sua relação com outras estruturas sociais, com a proposta de construir uma identidade gorda positiva. 


Nosso propósito é
combater a gordofobia, incentivar o debate sobre corpos e promover a diversidade corporal como um direito fundamental. 


Uma silhueta rosa de uma mulher segurando uma flor verde.
  • Uma mulher em um círculo está sorrindo com a mão no rosto

    Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
A palavra simioni está escrita em azul sobre fundo branco

Fui uma criança gorda, uma adolescente que viveu sob o efeito sanfona e uma jovem que, aos 19 anos, fez a cirurgia bariátrica. Era 2007, o mesmo ano em que comecei a cursar Jornalismo.


Nasci no interior de
São Paulo e, após concluir a faculdade, me mudei para a capital, em 2012. Por vários anos, trabalhei em agências de comunicação como assessora de imprensa e relações públicas, mas concluí minha pós-graduação, em 2016, em Jornalismo Literário. 

Assim, nasceu o ensaio pessoal Gorda, que escrevi como conclusão de curso, espaço onde falei pela primeira vez sobre o meu corpo, o reganho de peso depois da redução de estômago e a gordofobia. Confesso que buscava, por meio deste texto e também por outros caminhos, a tal aceitação. Não a encontrei, mas consegui fazer algo disso: me uni ao meu corpo.

Todo esse processo me motivou a pesquisar as relações entre corpo e identidade, que em minha história estão entrelaçadas à gordofobia. Hoje sou mestra em Divulgação Científica e Cultural, pela Unicamp, com a pesquisa
Tornar-se gorda - desestabilizando os sentidos da gordofobia pelo discurso digital. 

A pink card with the words isso não e sobre corpo on it.

O podcast Isso Não É Sobre Corpo foi criado por mim em 2021, enquanto aluna do mestrado e como parte do meu trabalho de pesquisa. O vejo como a  ferramenta que encontrei para unir minha voz à luta contra a gordofobia. 


O
Meu Corpo Sou Eu é um desdobramento dessa história, um compromisso coletivo e político - meu e do projeto - de não-passividade diante de estruturas que nos oprimem. 


Espero que se junte a nós nesta causa! 


Eu sou meu corpo. Meu corpo sou eu.